Fraunhofer Portugal was mentioned on the news regarding its participation on the Living PlanIT project. You can read the full news (in PT) here:
Projecto de mobilidade urbana nasce no Porto
O Vice-Presidente e Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Álvaro Castello-Branco, e o Presidente da Living PlanIT, Steve Lewis, assinaram hoje um protocolo de parceria para o desenvolvimento de soluções inovadoras de mobilidade urbana. Este acordo traduz-se num projecto de investigação, desenvolvimento e implementação de mobilidade urbana sustentável.
A colaboração entre a CMP e Living PlanIT pretende demonstrar como as novas tecnologias transformam a mobilidade na cidade, reduzindo o stress, melhorando a segurança dos munícipes e tornando, consequentemente, a vida citadina mais agradável.
A implementação deste projecto no Porto será a primeira concretização do modelo de mobilidade à escala urbana desenvolvido por aquele empresa e terá início no último quadrimestre de 2009, com a colocação de smart walls e smart surfaces em locais públicos da cidade, permitindo a comunicação com dispositivos móveis e sistemas de navegação, seguindo-se outras fases de desenvolvimento do projecto, noutras áreas de serviço a oferecer aos munícipes.
"O Porto reúne hoje as condições essenciais para se tornar num laboratório vivo de soluções inovadoras, orientadas para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e para a competitividade da cidade", afirmou o Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, também presente na cerimónia, bem como o Vereador do Urbanismo e Mobilidade, Lino Ferreira.
A infra-estrutura e serviços a criar constituirão um centro pioneiro para a mobilidade urbana sustentável, baseado na inovação e investigação em parceria com empresas líderes mundiais, centros de pesquisa e engenharia e entidades públicas. Neste contexto, as tecnologias desenvolvidas pelo PlanIT Mobile para este projecto serão integradas com as plataformas e soluções de outros parceiros, que incluem empresas como a Buro Happold, Cisco Systems, Edigma.com, Fraunhofer Portugal Research Center for AICOS, NDrive, McLaren Electronic Systems, Retroconcept e Siemens.
De acordo com os objectivos da Living PlanIT, a plataforma desenvolvida para a cidade do Porto será adoptada e replicada em outras cidades do mundo. "Elegemos o Porto pela sua demonstração de visão e liderança no desenvolvimento de infra-estruturas essenciais, abertura a novas ideias, respeito pelos interesses dos cidadãos e desejo de contribuir para uma sustentabilidade ambiental mais abrangente", revelou Manuel Simas, vice-presidente da PlanIT Mobile.
Source: 08.07.2009, Câmara Municipal do Porto